FANDOM


Entidade Sombria
Kaneki
Detalhes do usuário
Nome Lucien
Apelidos ES
Aniversário 28 de junho
Gênero Masculino
Qualidades Persistente
Prestativo
Bom Escritor
Resolução de Problemas
Amizade
Liderança
Dados na Wikia
Status Ativo
Entrada na Wikia 20 de novembro de 2011
Principal wikia Ben 10 Wiki [1]
Outras wikias Central da Comunidade Wikia
The Walking Dead Wiki
Nº de edições: Principal wikia Aproximadamente 8.500
Nº de edições na Wikia Aproximadamente 13.500
Relacionamentos na Wikia
Afetos Vinícius
Arthur
Gabriel
Matheus
Pilar
Rosa
João Gabriel
Alice
Matheus
Desafetos Não tem
Família wikiana Não
Cargos na Wikia
Fundador The Walking Dead Wiki
Burocrata Guia Wikia
Universo Ben 10
The Walking Dead Wiki
Universo Ben 10 Fanfiction
Universo Ben 10 Arquivos
Administrador Guia Wikia
Universo Ben 10
The Walking Dead Wiki
Universo Ben 10 Fanfiction
Universo Ben 10 Arquivos
Rollback Universo Ben 10
The Walking Dead Wiki
Universo Ben 10 Fanfiction
Universo Ben 10 Arquivos
Participação em Acontecimentos
Casos Grande maioria dos casos do Universo Ben 10
Eventos Grande maioria dos eventos do Universo Ben 10
Eu tenho a plena certeza de que criamos um espaço não só de enciclopédia [...], mas também uma comunidade de amigos que, mesmo separados por milhares de quilômetros de distância ainda puderam fazer contato [...], encontrar pessoas com opiniões próximas (e diferentes, porque não?), pessoas novas e companhia.

Entidade Sombria (também conhecido como ES e anteriormente Enormossauro Supremo) é um administrador do Guia Wikia. Mora na cidade do Rio de Janeiro. É administrador e burocrata na wiki Universo Ben 10, exercendo estas funções também no Universo Ben 10 Fanfiction e na Universo Ben 10 Arquivos. Também é Fundador da The Walking Dead Wiki.

Personalidade

Normalmente, Entidade Sombria é uma pessoa séria e objetiva, embora sua extroversão permita que seja animado e brincalhão na ocasião oportuna. Gosta de fazer amizades e de conversar. Além de gostar muito de editar, ES gosta de coordenar projetos, orientar usuários novos e resolver problemas nas wikis que frequenta.

História resumida

Ditadura1478

ES se juntou ao Universo Ben 10 (então Planeta Ben 10) em 20 de novembro, sendo constantemente banido por Caio1478 por sua conexão de internet defeituosa que o fazia, sem querer, floodar o chat com suas entradas e saídas. ES foi banido e ridicularizado por diversos usuários.

Um mês depois, já familiarizado com a Wikia e com a conexão estável, ES tornou-se moderador de chat e, após explicar o que era um rollback para o usuário Zé Luiz, foi promovido a Administrador. Executando uma missão imposta por ele mesmo, de apagar a maioria das páginas fanfiction da wiki, ES foi aprovado pela maioria dos usuários e pelo próprio Caio, que nomeou-o Burocrata.

ES ajudou os demais usuários e administradores que necessitassem de ajuda, e liderou a wiki durante uma saída temporária de Caio1478. Após isso, envolveu-se em um conflito com o misterioso Morre-Artuaii - duplicata do burocrata Artuaii, que estava causando caos na wiki. Após este conflito ser sanado parcialmente, ES se viu em um conflito maior, desta vez contra a Phineas e Ferb Wiki. Caio1478 tratava a questão arrogantemente, fazendo ES, juntamente com Chase Matthews, costurar um acordo de paz com TheMatheusSoares (atual Mattildo). Eles conseguiram se entender e firmaram um acordo não só de paz, mas também de amizade.

Aos poucos, os usuários passaram a se rebelar contra Caio1478, que criava políticas controladoras e ditatoriais, além de copiar o design da wiki americana de Ben 10. Em abril, os Anon, um misterioso grupo, conversou com ES, alegando que seu objetivo era tirar Caio do poder e fazer uma wiki livre. ES a princípio ficou receoso, mas pouco a pouco as palavras dos Anon iam envolvendo-o e o sentimento que clamava por mudanças ficava mais claro entre os usuários. ES tirou os cargos de Caio (na época apenas um administrador por ter sido bloqueado globalmente anteriormente), que voltou mas foi definitivamente derrubado dias depois, com o triunfo total da Revolução

Era de Ouro

Durante a Era de Ouro, ES foi nomeado o novo Fundador Substituto (título de líder da wiki, pertencente anteriormente a Caio1478). Ele, juntamente a VinhoGiles, o líder dos Anon, promoveram diversas mudanças na wiki, visando liberdade e um visual que não fosse copiado da wiki americana. Logo eles conseguiram aprovação dos usuários. ES e Vinho desenvolveram uma grande amizade e apoiaram-se uns nos outros nos mais variados momentos.

Porém, Caio não se deu por vencido e ameaçou ES, que sentindo-se intimidado deu os direitos de Burocrata a Caio e anunciou que sairia da wiki. Rapidamente os outros administradores entraram em ação e, graças a principalmente uma intervenção firme de VinhoGiles, ES voltou aos seus cargos.

Mais tarde, Caio atacou novamente, ameaçando um blog de VinhoGiles e dizendo que tomaria a wiki por meio de hackers. ES e Vinho decidiram ir embora, e dezenas de usuários com eles. Tal fato teria se concretizado se o usuário Gabriel Malta não tivesse descoberto que tudo era uma farsa e tivesse revelado a verdade aos dois. Vinho e ES prometeram o Caio o cargo de burocrata, se ele entrasse no chat. Uma vez lá, o ex-ditador foi banido depois de algumas palavras.

Após isso, ES concordou com uma ideia antiga de Vinho, de mudar o nome Planeta Ben 10 para Universo Ben 10. ES ajudou a organizar a administração e criou o Alto Conselho (atual Conselho), cuja função seria direcionar os rumos da wiki de uma forma rápida e concisa e sem a figura de alguém que tivesse todo o poder em mãos, como acontecia na época de Caio.

Além de Caio, Vinho e ES enfrentaram outras ameaças como Banjo, um usuário que causava problemas na Wiki Thomas e seus Amigos e vivia atormentando o chat. Além disso, o Morre-Artuaii original havia criado uma seita que havia se dividido em vários grupos, que atacavam o Universo Ben 10 um por um. Após um conflito que envolveu contas de burocrata dadas ao grupo M-A, ES, Vinho e o usuário Friagem Supremo foram mais a fundo e descobriram que tudo era maquinação de Artuaii que fazia isso para divertimento próprio. Artuaii confessou o ato e se desculpou, não tomando nenhuma punição por parte de Vinho e ES por não ter causado danos reais à wiki. ES e Vinho nomearam Necro como substituto de Artuaii no Conselho.

Com o tempo, a internet de ES passou a fraquejar e ele conseguiu entrar na wiki apenas nos fins de semana. Ao mesmo tempo, ele e Vinho desenvolviam uma rixa interna, que aumentou quando o segundo passou para a conta Herotaku e desenvolveu um comportamento irreverente e ofensivo perante aos usuários. Ao voltar, ES se indispôs gravemente com Herotaku, com ambos se acusando de serem irresponsáveis e agirem como mentirosos. Herotaku pouco a pouco conseguiu o apoio dos usuários, que queriam menos regras na wiki, no evento conhecido como Levantes de Fevereiro.

ES, para não promover um conflito entre os usuários e impedir que a wiki fosse destruída, se sujeitou a algumas reivindicações de Herotaku, entre elas sua volta à administração e o fim do Alto Conselho, que seria substituído por uma junta de administradores. A ideia não vingou, pois pouco tempo após Herotaku forjou sua saída e foi embora. Ao mesmo tempo, a internet de ES voltou ao normal.

Era de Prata

ES decidiu formar um novo Conselho com Necrofriggiano e Zé Luiz, e utilizando Leviny como um de seus principais apoiadores. Ele construiu o OmniProject, uma antiga ideia de VinhoGiles, e voltou a liderar a wiki deixando de lado a alcunha de Fundador Substituto, que ele considerava um nome falso e motivador de várias intrigas. ES passou a tratar Vinho e Caio1478 como duas faces da mesma moeda, e seu lema passou a ser de não ser nem Ditador nem Revolucionário, pois em sua opinião eram dois extremos que representavam a mesma coisa.

O OmniProject avançava a passos largos e era um projeto popular. Logo, surgiu Caio1478, utilizando a conta de Nomeado. Ele propôs ajudar ES, que aceitou sua ajuda, decidindo por uma pedra nos problemas que ambos tiveram no passado. Gabriel Malta protestou contra a ajuda de Caio, mas ES argumentou que as coisas haviam mudado e que ele não tinha motivos para não perdoar Caio. Logo, a parceria deu resultados, mas Caio exigiu que partes do OmniProject tivessem seu nome inscrito pois ele supostamente era dono de uma licença que permitia utilizar alguns códigos na página do projeto. ES achou isto uma falta de responsabilidade, ainda mais quando Caio disse que se tal acordo não fosse aceito, ele derrubaria o projeto. Reconsiderando o pensamento de que VinhoGiles e Caio1478 eram duas faces da mesma moeda, ES bloqueou novamente o Ditador por infinito.

Durante a primeira parte da Era, ES se indispôs com um grupo conhecido como Bonde ou Levinianos, tendo sido formado por Leviny e seus amigos, alguns administradores, que copiavam o comportamento de Herotaku e promoviam momentos sem regras no chat enquanto ES não estava. O burocrata se enfureceu, mas não pôde tirar Leviny do cargo por suas grandes contribuições da wiki.

Mais tarde foi descoberto que VinhoGiles estava de volta na legião de contas anônimas BlueLabel, promovendo vandalismos profissionais no Universo Ben 10. Irritado, ES declarou que iria até as últimas consequências para parar VinhoGiles, sendo acalmado por The Superior B e Caio J. Caio indicou um chat da wiki VinhoGiles, onde Vinho e ES puderam conversar com calma. Vinho se desculpou pelos ataques, abandonado a personalidade de Herotaku, e ES o perdoou.

Vinho voltou para a wiki como um usuário normal, desfazendo-se da conta de Herotaku. Apesar dos protestos dos usuários, ES disse que nunca mais daria nenhum cargo ao amigo, porém descumpriu o que disse um mês depois. Vinho propôs que as coisas voltassem ao que eram antes e ES, após uma inicialmente tensa mas depois amigável discussão, cedeu. Vinho disse que iria se socializar com os usuários para provar a eles que havia mudado, mas ES acreditou que o OmniProject e demais áreas da wiki precisavam de um upgrade. Isto o fez nomear Vinho logo, durante a madrugada de 24 de julho de 2013. Vinho reconheceu ES como o legítimo líder da wiki e propôs um Conselho com quatro membros, onde caso a decisão tivesse empate o voto de Entidade Sombria teria peso maior.

Tal fato gerou revolta por parte dos usuários, mas Vinho logo mostrou que havia voltado à sua personalidade que o havia acompanhado durante a maior parte da Era de Ouro, prestando grande contribuição ao OmniProject, aos usuários em geral e ao design. Pouco a pouco os usuários viram que a decisão de ES tinha sido acertada e puderam perdoar Vinho pelo caso Blue Label, pelos Levantes e por Herotaku.

ES e Vinho, com a aliança retomada, passaram a combater os Levinianos, que impunham-se como uma elite que quebrava regras sistematicamente e desprezava outros usuários no chat. Leviny perdeu seus cargos permanentemente e seus amigos foram despojados da administração, com Vinho fazendo uma reformulação total dos cargos que foi benéfica à wiki. Membros do Bonde que tinham uma melhor visão sobre o que estava acontecendo reconheceram a existência do grupo e tentaram se afastar, enquanto outros negaram sistematicamente que faziam parte de uma elite da wiki. De qualquer forma, ES e Vinho tinham acabado com o grupo e com seus problemas, ao menos por enquanto.

Logo, o OmniProject entrou em crise por uma série de fatores, e após quatro meses em atividade foi encerrado. Logo um postador de um blog rival do Ben 10 Center, Smallview, fez uma piada tirando sarro de ES e Vinho, ao que foi respondido com outra piada denegrindo a imagem do The Ultimate Blogger, o blog de onde ele provinha. Os demais postadores do TUB, Herbert e Zé Luiz (que era membro do Alto Conselho) surgiram e logo a discussão alcançou níveis extraordinários. Herbert culpava a wiki por um ataque realizado meses antes, feito pelos Levinianos.

Vinho e ES conversaram sobre a situação e ES quis descobrir a fundo os motivos de Ben, incluindo o que estava por trás da rivalidade Ben 10 Center x Ultimate Blogger. Logo, a situação tomou outra dimensão ao Ben começar a postar prints no Facebook denegrindo a wiki e dizendo que convocaria 10 Blogs para agir contra a wiki.

ES não levou a ameaça a sério pois sabia que isso não iria afetar a wiki em termos práticos, embora a maioria dos usuários passou a tratar Ben como um vilão. ES mandou uma dura, porém realista mensagem para Ben querendo conversar de homem para homem sobre a situação. Logo, ambos conseguiram mediar um acordo e ES proibiu qualquer ataque ao The Ultimate Blogger.

Após isso, o usuário Spellblinder pareceu saber do que estava acontecendo e resolveu ameaçar o Universo Ben 10 por meio do Facebook. Vinho e ES discutiram sobre o assunto, querendo descobrir o máximo de informações possíveis sobre a pessoa que estava ameaçando-os. O Almanaque Ben 10, blog de um amigo de Vinho, também foi envolvido. Vinho percebeu que tudo tratava-se de um mau entendido, e que seu amigo havia voltado de uma viagem e visto uma mensagem que o instigava a atacar o Universo Ben 10, relativa aos assuntos descritos nos parágrafos anteriores e que já haviam sido resolvidos.

Quanto a Lucas (a identidade de Spellblinder), ele era um usuário que havia sido bloqueado provavelmente por Caio durante a Ditadura1478, e desde então desenvolvera ódio pela wiki. ES, Vinho, The Superior B e Thiago Figueira mostraram a Spellblinder que nenhum tipo de ataque era necessário. Lucas pediu desculpas e o caso encerrou-se.

Mais tarde, ES e Vinho trocaram ideias sobre como poderiam melhorar a Comunidade Brasileira, cujas wikis (pt.wikia.com e pt-br.wikia.com) estavam abandonadas com seus administradores inativos. Um deles havia feito contato com a Ben 10 Wiki em 2009, confundindo Salada22 com um dos administradores ativos, mas depois disso nada mais havia sido feito. Percebendo o sinal de abandono no qual se encontravam as wikis "centrais" de cada idioma, ES e Vinho decidiram agir. ES propôs reformular seu antigo projeto, Associação, cuja ideia era um grande Alto Conselho envolvendo todas as comunidades para que todas pudessem se apoiar mutuamente.

O projeto foi apresentado por ES à Wiki Narutopédia e rejeitado pelo líder dela, Saiken Uzumaki (atual Takashimaru). Isto frustrou ES e Vinho. Porém, algo os incentivou a continuar: um usuário estava determinado a conseguir a mesma coisa que eles. O grande problema era que esse usuário era ninguém mais, ninguém menos do que Caio Fonsêca, ainda na conta Nomeado. Vinho e ES pensaram no que poderiam fazer, e decidiram se tornar administradores das wikis em questão para que Caio não conseguisse o mesmo objetivo. Vinho conseguiu contatar um antigo administrador, mas as conversas cessaram logo após. Caio propôs a Vinho uma aliança para ambos conseguirem liderar a Central PT e a PT-BR. Vinho aceitou, e isto fez com que ES se sentisse traído.

Achando que Caio estava fazendo isso pois não tinha nada melhor para fazer (ele tinha perdido seu cargo de administrador graças a Vinho e o próprio ES alguns meses antes), ES conversou com um dos Burocratas na TSW e tentou fazer com que Caio se tornasse novamente administrador, pois assim ele não se ocuparia mais com a Central Wikia e não mais exerceria influência sobre Vinho. Tal pedido não foi aceito. Felizmente, Vinho desfez sua aliança por livre e espontânea vontade, afirmando que aquilo não valia a pena. Ele e ES criaram um chat no Facebook e fizeram Caio revelar seus planos por meio de uma farsa. Houve uma discussão sobre a autoria do OmniProject e Caio pareceu despedir-se dos dois.

Vinho e ES adotaram várias mudanças na wiki, passando pelo design (com o advento do Nostalgia Drive, um design leve e simples, porém ainda assim esteticamente bonito) até a estrutura da wiki propiamente dita, com a criação da Constituição do Universo Ben 10 e uma reformulação do Conselho. Zé Luiz e Necrofriggiano não participavam da tomada de decisões por inatividade, e ES e Vinho cuidavam do espaço da melhor maneira que podiam. Zé saiu do Alto Conselho e Vinho chamou Necro várias vezes para discutir assuntos, embora o mesmo se encontrasse ausente e sem internet na maioria das vezes. ES e Vinho decidiram pela retirada dos direitos de Necro por inatividade. O Burocrata aceitou e removeu seus cargos pacificamente.

Logo, ES e Vinho formaram um Alto Conselho composto por dois membros, onde o terceiro membro seriam os próprios usuários. ES aceitou o sistema e se desfez da sua atribuição de líder, pois em sua visão uma wiki não precisa de uma hierarquia com um líder, e sim com vários. O termo Alto Conselho foi mudado para Conselho para evitar o sentimento de superioridade entre os usuários.

Mais tarde, Vinho foi viajar e ES ficou cuidando da wiki sozinho. Anteriormente ambos os Burocratas haviam removido os Moderadores do chat por acharem isso desnecessário, uma vez que a todo momento administradores entravam no chat e o vigiavam, tornando desnecessários os Moderadores. 

Logo, uma revolta sem precedentes batizada como Levantes de Janeiro assolou a wiki, com vários usuários protestando contra o fato de não se ter mais Moderadores. De súbito ressurgiram os Levinianos, que retornaram com críticas pesadas a ES e principalmente o Conselho. O Burocrata se defendia como possível e expunha seus argumentos, juntamente com outros usuários que apoiavam o Conselho. 

Vinho voltou pouco depois e conseguiu virar o jogo a favor dele e de ES, fazendo a maioria dos usuários ver que os Levantes eram na verdade uma tentativa de golpe por parte dos Levinianos e que não traduzia os anseios da Comunidade. Os dois ainda expuseram o conceito de que a maioria dos membros da Comunidade não podiam tomar decisões por si próprios, e que precisavam do Conselho para que os guiassem. Ele e ES criaram um Manifesto para expor suas visões que foram aprovadas em grande parte.

Os Levantes haviam sido superados, mas os Levinianos, não. ES, em janeiro e fevereiro, era normalmente bombardeado com dezenas de críticas e brincadeiras de mal gosto por parte desta classe de usuários. Tais fatos geravam diversas discussões acaloradas, especialmente com Thiago FigueiraXD, Garoto Legal e SirRandoso. Pouco a pouco ES perdeu o gosto de frequentar o chat e a wiki em geral. Em seu íntimo, ele sentia que não poderia mais ficar em um lugar dominado por baderneiros, embora não confidenciasse isso a Vinho ou a qualquer outra pessoa.

Cansado de tudo, ES deixou seus cargos de Administrador e Burocrata alegando que iria se dedicar mais à escola. Como um usuário normal, ele passou a ser depredado pelos Levinianos. Sentindo nojo do grupo e achando que sua estadia na wiki não valera de nada, ES decidiu abandoná-la por completo, embora conversasse às vezes com BlazeX1, seu maior amigo depois de VinhoGiles, que também saiu por problemas semelhantes aos de ES.

Era da Reforma

ES decidiu nunca mais retornar ao Universo Ben 10, embora tenha aparecido no chat algumas vezes para perguntar sobre BlazeX1. Mais tarde, ele conversou com Vinho, que havia descoberto os reais motivos de sua saída, e ambos perceberam que ainda gostavam muito da wiki. Vinho mostrou a ES algo que ele e outros usuários fizeram para tirar os Levinianos do poder (o Sequestro do Undertown), mas que deu muito errado. Mais tarde, Caio1478 mandou um e-mail para ES tentando manipulá-lo para que ambos tirassem Leviny do cargo e tomassem o Universo Ben 10, porém ES não leu a mensagem por haver trocado de e-mail.

ES conversou com Vinho e Blaze algumas vezes, e passou a editar a RuneScape e a Walking Dead Wiki (que havia sido fundada por ele mesmo em janeiro). Durante seis meses ES persistiu nesta jornada até retornar à wiki por simplesmente querer voltar. Ele se viu em meio à um ambiente completamente desorganizado graças à ação dos Levinianos e do vândalo SirRandoso, promovido a Burocrata. Quase metade dos usuários haviam abandonado a wiki e tudo convergia para o caos total, enquanto o recém eleito burocrata Gabriel Fernando tentava fazer as coisas voltarem ao normal. ES conversou com Random pelo chat e o troll pediu desculpas pelas revoltas do passado.

ES passou a frequentar o chat cada vez mais, conseguindo reestabelecer contato com BlazeX1 e fazendo amizade com Gabriel Fernando. Ele comentou no Fórum dando sugestões para que a wiki crescesse, e criticando a falta de liderança - uma crítica velada aos Levinianos e especialmente a Sir Randoso. VinhoGiles viu a mensagem e tratou logo de respondê-la, interpretando que ES queria se apropriar a wiki. O mal entendido logo foi desfeito em uma conversa particular entre os dois.

Logo, a wiki se envolveu em outro conflito. Gabriel Fernando contou a ES que Saiken Uzumaki queria um processo batizado de Aliança, que seria de união de todas as wikis em possíveis conflitos e guerras. Todas as wikis às quais a proposta foi apresentada negaram a aliança. Porém no caso da Ben 10 Wiki, houve um conflito entre GF e Saiken, terminando com o último supostamente ameaçando a wiki.

Sendo conhecido de longa data de Saiken, ES foi conversar com o mesmo. Aparentemente, ele conseguiu fazer com que Saiken e GF terminassem suas intrigas. Neste momento, GF nomeou ES como seu conselheiro não oficial, e ambos passaram a conversar sempre sobre a wiki, assim como ele mesmo e Vinho faziam nos velhos tempos. ES ficou esperançoso de um dia voltar ao seu antigo posto quando viu que BlazeX1 havia anunciado o retorno do Conselho, formado por ele, GF e MegawX, um Leviniano. Blaze também anunciou ES como administrador.

Mais tarde, MegawX saiu e Blaze e GF quiseram nomear ES. Alguns usuários, como Kirito e GL, se revoltaram por serem os principais incitadores dos Levantes de Janeiro e não gostarem de ES. Além disso, os Levinianos também se insurgiram. Porém, logo a revolta, conhecida como Levantes de Setembro, foi suplantada e ES tornou-se membro do Conselho, que agora funcionava em um sistema em que todos os três Burocratas eram ativos - a ideia original de ES.

Era de Bronze

Com o tempo, a wiki voltou ao normal, com usuários entrando e o antigo design Nostalgia Drive sendo restaurado. ES, Bug e GF desenvolveram o Manual do Usuário e logo ES percebeu que tudo estava voltando à normalidade da Era de Ouro. Mais tarde, ele mediou uma furiosa discussão entre Bug e GF em relação à Wiki Naruto por causa de um conflito que os dois haviam participado. 

Mais tarde, ES foi contra o linchamento moral de Acelerado2003 por ter bagunçado a categoria Séries no Universo Ben 10 Fanfiction. O burocrata afirmou que ninguém merecia isso, nem mesmo um vândalo, e tal mensagem repercutiu entre os usuários.

Depois, ES tornou-se representante do Universo Ben 10 na Guia Wikia, um projeto que ele considera uma reedição (mesmo que não intencional) do projeto Associação. Graças ao projeto, ES teve conhecimento de usuários de outras wikis que mostraram-se pessoas gentis e amigáveis, como MorgaineLeFay.

Mais tarde os Levinianos resolveram ensaiar um retorno, aparecendo no chat. Uma discussão tensa se formou, mas agora os usuários que estavam contra os Levinianos eram maioria, o que facilitou o trabalho da administração. ES e Thiago FigueiraXD discutiram levando a ambos se ofenderem mutuamente em um chat alternativo. Mais tarde, ES criou um blog pedindo desculpas a Thiago e à wiki pela sua parte nas ofensas.

Algum tempo depois, ES mediou mais um conflito entre Gabriel Fernando e um dos usuários da Wiki Naruto, João Gabriel. Nesse processo ele conheceu João, que ele considerou sua contra-parte wikiana, por ter um pensamento e forma de falar extremamente parecidos com os do próprio ES. Ambos fizeram amizade e conversaram sobre algo que estavam idealizando.

Poucas horas após isso, ES quis que os representantes tivessem mais poder de decisão na Guia Wikia e conversou a respeito com Gabriel Fernando, MorgaineLeFay e PeF001. Pilar (Morgaine) decidiu criar o Conselho Burocrático. Porém os requisitos para o mesmo não satisfaziam nenhum dos postulantes da Naruto, o que motivou João a chamar ES, assim como Alice Morato. Ambos conversaram com o Burocrata, e foi acertado que ES conversaria com Pilar a respeito. Logo Pilar ficou a par da situação e mudou os requisitos, permitindo que Alice Morato pudesse concorrer a uma das cinco vagas do Conselho Burocrático.

ES teve mais conversas com Alice Morato e PeF001 em seguida. Discutindo com PeF, ele achou que deveria realizar um projeto e que os representantes deveriam terminar a construção da Guia Wikia. Ele também propôs algumas ideias à Alice e ouviu algumas ideias da administradora.

Mais tarde, o Burocrata também esteve presente durante as discussões entre Alice Morato e João Gabriel no sentido de retirar ou não obscenidades no chat. Alice exigiu isso, ao mesmo tempo em que João introduzia a ideia com sarcasmo e discutia com Alice, causando uma forte tensão. ES, Blaze e Gabriel Fernando - o Conselho -, foram até um chat alternativo onde Alice discutia sobre o que deveria ser feito para aplacar as decisões de João. Embora vários ânimos estivessem exaltados, ES tentou acalmar todos - tendo sucesso parcial, e ajudou a tentar achar uma solução pacífica, conversando tanto com os revoltosos tanto com o próprio João Gabriel.

Blackzetsu posteriormente entrou no chat e convocou Blaze, ES,  Alice e João para outro chat alternativo, onde houve uma discussão não só sobre o conflito atual, mas sobre anteriores. João teve que se ausentar por motivos de força maior e Alice pediu a opinião dos usuários para proibir obscenidades no chat. Mais tarde, ES comparou a situação aos antigos Levantes de Fevereiro.

Legado

Como administrador e burocrata do Universo Ben 10, ES deu várias contribuições à wiki. Entre as que duraram até os dias atuais estão:

  • Diversas contribuições às páginas.
  • A primeira campanha concreta para apagar páginas fanfiction, que eram uma realidade na wiki em 2011.
  • O bloqueio de vândalos, desde anônimos até perigosos indíviduos como o Morre-Artuaii e Banjo.
  • Um dos responsáveis pela Revolução Anon.
  • Responsável por, em conjunto com VinhoGiles, gerir a wiki em diversas crises e resolvê-las de forma a tranquilizar os usuários, que muitas vezes acreditavam que o UB10 seria destruído em um ataque de grupos como a D0wngroup ou os M-A.
  • Mediação de conflitos com outras wikis ou usuários, a começar em 2012 com a grande participação no encerramento da Guerra PeF em conjunto com Mattildo. Depois, ES foi importante na mediação de discussões entre usuários, acordos de desbloqueio, acordo de interrupção de ataques com Ben de Jesus Ferreira, ajuda na reestruturação da wiki, acordo entre Saiken Uzumaki e Gabriel Fernando, mediação de um problema de participação da Wiki Naruto na Guia Wikia, do conflito entre Alice Morato e João Gabriel e vários outros.
  • Criação do Conselho Administrativo, um órgão para tomar decisões de um modo prático, rápido e que permitisse opiniões conflitantes e ao mesmo tempo não concentrasse o poder nas mãos de um único Burocrata.
  • Junto a VinhoGiles, a abolição de qualquer figura de líder único na wiki, deixando claro que isto não era necessário na wiki.

Curiosidades

  • Entidade Sombria sempre foi sério até meados de 2012, quando fez uma piada sobre Chuck Norris. Desde então é mais aberto e engraçado, mas com moderação.
  • Considera VinhoGiles e BlazeX1 seus melhores amigos na wiki.
  • As coisas que mais gosta de fazer na Wikia são escrever, conversar, coordenar e resolver problemas.
  • Costuma ter algumas marcas registradas quando faz piadas, como "ou não", "vira bugli", "REFEZ" e "leviniano". Há também as "piadas prassódias", nomeadas assim por Gabriel Fernando por ele não achar graça no que ES diz. Normalmente esta frase é acompanhada de "cazalbé is dead", referência ao programa humorístico de Carlos Alberto de Nóbrega.
  • Antes de se tornar administrador, era constantemente zoado por sua internet, que floodava o chat com suas entradas e saídas e que o fez ser banido várias vezes em 2011. Depois que sua conexão se tornou um pouco mais estável ele continuou a ser zoado, embora menos do que antes. Tais coisas aconteceram até a Era da Reforma, quando sua internet melhorou.
  • É um dos usuários que mais odeia obscenidades na wiki, atrás apenas de Ball Weevil55 e Patrick Giuseppe.
  • Seu combate ás obscenidades no chat do UB10 e seu comportamento regrado são motivo de conflitos e críticas com e entre os usuários que adotaram comportamentos zoeiros.

Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.