FANDOM


The Sims Wiki
The Sims Wiki - Logo
Dados gerais
Gênero Jogos
Fundação 28 de fevereiro de 2008
Fundador Eua1
Nº de imagens +/- 13 294
Nº de páginas +/- 10 571
Link The Sims Wiki
Equipe
Burocratas Mar99 wiki
MorgaineLeFay
Administradores AtMisaelChannel
RosaMafalda17
Rollbackers Feppered
General9913
João Helamã
SimDu
Moderadores de chat AmandaMM
EiSSy
SimDu

A The Sims Wiki é a wiki brasileira sobre os jogos da série The Sims, criados por Will Wright e desenvolvidos pela Maxis e EA Games. Foi fundada em 28 de fevereiro de 2008 pelo usuário Eua1. Atualmente, ela conta com mais de dez mil páginas, sendo a maior Comunidade de língua portuguesa. Tem como burocratas Mar99 wiki e MorgaineLeFay, como administradores, AtMisaelChannel e RosaMafalda17, como rollbacks, Feppered, General9913, João Helamã e SimDu, como moderadores do chat, AmandaMM, EiSSy e SimDu, e, como moderadores de fórum, General9913, Jonh5664 e SimDu. Seu conteúdo é obtido através de conhecimentos dos usuários e de suas versões em inglês e francês.

História

Criação

A The Sims Wiki foi criada em 28 de fevereiro de 2008 pelo usuário Eua1. Ele fez poucas edições, abandonando-a à própria sorte em poucos dias. Pouco se sabe a respeito de Eua1, exceto que seus últimos registros de atividade frequente datam de 2009 e que ele é o mesmo fundador da primeira Narutopédia.

Época da Expansão

Após seu abandono por Eua1, a The Sims Wiki foi descoberta pelo usuário Aster09, criador de sua versão francesa, a Les Sims Wiki. Ele, então, criava páginas com o uso do google tradutor, e acabou por adotar a wikia. As páginas criadas por Aster09 eram organizadas por usuários brasileiros, notadamente Mar99 wiki.

Durante esta época, a atual burocrata MorgaineLeFay fez suas primeiras edições. Em 2011 e 2012, destacaram-se também os usuários Panerai, posteriormente burocrata, Nomeado (com a conta Caio1478) e João PDF, posteriormente administradores.

Explosão de novos usuários

No final do ano de 2012 e primeiro semestre do ano de 2013, houve um acréscimo na criação de novas contas por usuários, destacando-se Galuga., Feppered, AtMisaelChannel, João.b (atual Jonh5664), AmandaMM e Nerdetty (atual EiSSy). Eles passaram a acessar frequentemente o chat, e o número de edições aumentou bastante, fazendo com que houvesse um acréscimo de 350% no número de páginas neste período, segundo cálculo feito pelo burocrata Mar99 wiki.

Vários dos usuários que permaneceram ativos obtiveram cargos na administração, por seu empenho, embora boa parte deles tenha desistido gradativamente da Wiki, tornando-se inativos. Foram, também, os responsáveis pelas duas revoluções que retiraram Nomeado de seus cargos.

Rixa Aster09-Nomeado

Uma das primeiras atitudes de Caio 1478 na The Sims Wiki foi procurar socializar com o burocrata Aster09. Entretanto, acreditando que Caio1478 tinha por objetivo conseguir o cargo de burocrata e, em suas palavras, "dominar" a Wiki, como fizera com o Planeta Ben 10 (atual Universo Ben 10), Aster jamais cedeu aos seus pedidos de obter um cargo.

Posteriormente, Caio 1478 retornou com a conta Nomeado, passando a editar frequentemente e a tentar revitalizar a Wiki. Aster09 era apenas semi-ativo na época, o que era um dos argumentos de Nomeado a favor de seu não-merecimento ao cargo de burocrata, mas sempre foi avesso aos progressos de Nomeado, mesmo porque vários deles incluíam passar por cima das normas preestabelecidas por Aster para o andamento da Wiki, bem como a apropriação indevida de códigos de outras Wikis para inseri-los no CSS da The Sims. Discussões violentas surgiram entre os dois, sendo mediadas por Mar99 wiki, Panerai e Galuga, culminando para que Nomeado militasse contra Aster, expondo todos os seus deslizes.

Aos poucos, a pressão sobre Aster09 aumentou, com Nomeado tendo doutrinado vários usuários a reagirem à sua suposta "ditadura" (liberando o slogan "The Sims Ditadura Wiki"). Eles alegavam que, como Aster já possuía outra Wiki para gerenciar, era melhor que se contivesse nela e deixasse Mar99 wiki e Panerai, à época administradores, com o cargo de burocratas.

Aster cedeu e transferiu os cargos aos dois, retirando-se da Wiki. Nomeado foi elevado pelos novos burocratas ao cargo de administrador, e teve início um período de aproximadamente seis meses em que ele foi o principal administrador ativo.

Era Nomeado

Nomeado teve um início conturbado na Wiki, já que nesta época o usuário RadicaJoão envolveu-se em diversas ações de vandalismo, geradas por discussões com o próprio Caio, em sua maior parte. RadicaJoão acabou banido por suas más ações, mas sempre buscava formas de burlar o banimento com diversas contas fakes ou anônimas. Portanto, buscando detectar mais facilmente quais usuários eram e quais não eram fakes de Radica, Nomeado criou a Verificação de Vândalos.

Tratava-se, geralmente, de um questionário envolvendo perguntas de cunho pessoal, no qual muitas vezes eram solicitadas contas do usuário envolvido em redes sociais, além de fotos do mesmo. Isso gerou um sentimento de revolta e invasão pessoal pela parte dos usuários. Esta verificação acabou por aumentar a aversão de alguns usuários a Caio.

Ainda em 2013, Nomeado sugeriu uma série de mudanças para a The Sims Wiki, chamando-as de "Evolução Simmers 2013". Criou um post de blog com uma grande introdução, bajulando a equipe administrativa em si[1] e sugeriu algumas mudanças como sua promoção para burocrata (supostamente para criar grupos de edição), a promoção do usuário Feppered a administrador (que, à época, ajudava muito nas edições) e conseguir outros quatro administradores para a equipe.

Na mesma época, Nomeado costumava pressionar os dois burocratas para que recebesse o cargo, o que nunca aconteceu.

VinhoGiles, usuário proveniente da Universo Ben 10, alertou os usuários para o passado de Nomeado em sua wiki. Segundo o mesmo, Nomeado havia se tornado um "ditador" na wiki, bloqueando usuários inocentes e inadmitindo opiniões contrárias a dele. Nomeado transparecia este lado no chat da TSW quando nenhum dos burocratas estavam por perto, principalmente com a técnica "quem falar debaixo desta linha será banido". Visto isso, os usuários Nerdetty (atual EiSSy) e AtMisaelChannel iniciaram uma revolução.

Primeira Revolução

Iniciada em agosto de 2013, os usuários se juntaram e visavam, assim, pressionar para que Nomeado perdesse todos os seus cargos. A revolução ganhou força com a ajuda da UB10, que pressionou ainda mais. O alvo da revolução, Nomeado, renunciou aos seus cargos.

Mar99 wiki e Panerai, na época não tão ativos no chat, avaliaram a situação e o primeiro cedeu os cargos novamente a Nomeado.

Revolução de Outubro de 2013

Com a primeira tentativa de afastamento de Caio tendo falhado, uma segunda tentativa ocorreu em outubro do mesmo ano. Agora mais ativo no chat e com os outros usuários, Mar99 wiki começou a perceber a gravidade da situação. Panerai continuou focado nas edições. O pontapé original começou com o usuário João PDS, que começou a motivar os usuários a fazerem uma segunda revolução.

A ajuda da UB10 foi novamente requisitada, e muitos dos usuários daquela wiki começaram a se reunir no chat da The Sims Wiki. Após isso, PDS iniciou uma enquete perguntando se Nomeado deveria continuar com seus cargos. Os votos negativos foram astronômicos. Sentindo-se ameaçado, este começou a pedir explicações para PDS, que depois de bastante pressionado, revelou seus "cúmplices". Nomeado, no dia seguinte da enquete, questionou os outros dois.

Algum tempo depois, os revoltosos se reuniram e elaboraram uma mensagem que seria enviada para os burocratas, que desconheciam a situação. MorgaineLeFay (OféliaNigma, na época) enviou a mensagem[2]. Mar99 wiki finalmente agiu, iniciando uma enquete também sobre Nomeado, contestando os seus cargos (como a de PDS). Nomeado não pode silenciar novamente a enquete, mas pediu que a mesma fosse retirada do ar, o que não aconteceu. Uma reunião, entretanto, foi organizada e marcada por Mar99 wiki para que a situação fosse resolvida.

Reunião do 2/11

A Reunião marca o ápice e o fim da Revolução de Outubro de 2013. Neste dia, os usuários 8Phaby8, Ajdouble2, AmandaMM, AtMisaelChannel, Kirito (Kirigaya Kazuto), OféliaNigma, Pablo Jakelatis e Saiken Uzumaki reuniram-se com os burocratas, Mar99 wiki e Panerai, para decidir sobre o futuro de Nomeado, que esteve ausente na data. Anteriormente, Mar99 wiki havia criado uma postagem de Blog chamada "Futuro de Caio (Nomeado)" para decidir sobre a reunião, mas foi substituída pela reunião.

A reunião estava marcada para as 19 horas, mas com o não comparecimento de vários membros e temendo confusões a respeito do horário de verão, decidiu-se esperar até depois das 20h. Como Nomeado não apareceu após as 20:30, a reunião prosseguiu após pressão dos usuários. Os membros apresentaram a Mar99 wiki capturas de tela e depoimentos, inclusive um de Aster09, e a resolução saiu na madrugada do mesmo dia. Nomeado foi retirado de todos os cargos.

A principal consequência foi a retirada dos cargos de Nomeado, sendo uma consequência indireta o retorno de Feppered ao cargo de administrador, que havia sido retirado por Nomeado.

Revolução de Janeiro de 2014

Após um longo tempo, Nomeado tornou-se novamente motivo de revolução no início de 2014. O que a motivou foram os acessos recentes do usuário ao chat da The Sims Wiki, o que reacendeu antigas mágoas, e a insistência do mesmo em intrometer-se nos assuntos da Administração.

Uma reunião entre os administradores ocorreu no dia 23 de janeiro de 2014 cujo objetivos principais eram definir as últimas linhas do futuro de Nomeado e se deveria ou não haver uma mudança da licença da The Sims Wiki.

Nomeado e a licença estavam interligados porque alguns dos parceiros da The Sims Wiki criaram o hábito de copiar seus artigos sem citar a fonte e postá-los no Facebook, o que irritou alguns editores da Wiki. Um post de MorgaineLeFay na página da The Sims Wiki no Facebook foi entendido como provocação às páginas parceiras, que supostamente se queixaram a Nomeado, e este insistiu para que a autora do Post o retirasse. Com a negação determinada da mesma, ele se queixou a Mar99 wiki, que não se mostrou inclinado a deletar o post.

Tomando isto como base, a administração decidiu que como Nomeado não podia ou simplesmente não queria se sentir como um membro comum, era melhor que fosse afastado da The Sims Wiki, e, após uma discussão pública no chat, ele foi bloqueado da The Sims Wiki e Wikis afiliadas.

Caso GuiRaupp

O Caso GuiRaupp corresponde a uma série de acontecimentos causadas pelo atualmente banido ex-usuário da The Sims Wiki e The Sims Fanon Wiki, GuiRaupp. Começa em novembro de 2013 com brigas diárias, causadas pelo mesmo. Os motivos das brigas tinham início geralmente com algum moderador do chat, quando esse confrontava GuiRaupp ou GuiRaupp o confrontava e todo chat era mobilizado.

Como se não bastasse, num período em que GuiRaupp esteve banido do chat, esse revoltou-se e vandalizou várias páginas da The Sims Wiki, resultando no seu banimento da wikia, impossibilitando-o de criar novas contas e editar páginas. Fóruns foram criados por este, com o propósito de exigir o conhecimento do motivo de seu banimento e/ou pedir/exigir "desbanimento".

O caso se tornou a maior polêmica na história da The Sims Wiki, com duração de mais de 6 meses e de nove fases antes do seu fim.

  • Primeira fase: GuiRaupp surge, em novembro de 2013, e desconforta-se com a equipe administrativa, sendo banido após causar distúrbio no chat ("floodava" o chat com um emoticon de fezes). Acaba sendo desbanido e recorre a Mar99 wiki, que volta a bani-lo.
  • Segunda fase: GuiRaupp faz seu retorno em dezembro de 2013, com a conta Fregorefica. O mesmo faz amizade com o usuário Ajdouble2 (que sabe da real identidade de Fregorefica) e com a usuária XBruniinha (revelado posteriormente sendo o usuário Pedro Simmer). Sugere alguns planos para Nomeado (à época ainda desbanido, mas desprovido de cargos) de "agitar" a The Sims Fanon Wiki (afiliada da The Sims Wiki) com vários concursos. Confrontado, revela-se como GuiRaupp, afirmando que não tinha plagiado nenhuma das ideias do concurso da Les Sims Wiki (TSW francesa). Acaba banido e afirma ter outras três contas para voltar.
  • Terceira fase: Aparece em janeiro de 2013 com a conta Live666, que apresentava escrita com muitos erros de digitação e assemelhava-se a ClaritaDasChiquitas, outra conta fake do mesmo que tinha se manifestado um tempo antes, porém sumido. Revela-se para o usuário João PDS, e Live acaba banido.
  • Quarta fase: Começa a vandalizar a The Sims Wiki, The Sims Fanon Wiki e The Sims Wiki Arquivos, com intuito de ser desbloqueado. Mar99 wiki aceita essa proposta, para que não surgissem mais contas falsas e desconforto. Entretanto, GuiRaupp continua se metendo em confusões. Com todos desconfortáveis, a usuária Alice Morato sugeriu que o mesmo passasse por uma semana de testes. Entretanto, no dia seguinte, o mesmo foi bloqueado por Macherie ana a pedido de MorgaineLeFay. GuiRaupp protestou no moral de Macherie, mas continuou bloqueado.
  • Quinta fase: Durante o banimento, GuiRaupp começou uma amizade com o usuário SimDu. Este acabou ganhando má-fama entre os outros usuários e se afastando. GuiRaupp suspeitava de um chat reserva que os outros usuários utilizavam para não se deparar com ele, e acabou encontrando-o em março de 2014 por meio de um usuário que não identificou. SimDu se comunicava com outros usuários pelo privado ao mesmo tempo, o que enfureceu GuiRaupp. SimDu decidiu por abandonar a wiki depois de tudo que fez, mas foi convencido a voltar. Em 20 de março, o mesmo voltou a ser banido.
  • Sexta fase: GuiRaupp foi capaz de retornar, supostamente usando um "camuflador de IP", através da conta Maria100%Brasileira no dia 21 de março. Logo, ele revelou ser GuiRaupp no chat privado de João PDF, que teria se aliado a ele secretamente nas últimas semanas. Isto causou um conflito entre PDF, GuiRaupp, MorgaineLeFay e Mar99 wiki, que acabaram discutindo. Ao perceber toda a confusão, João PDF - que havia escrito uma mensagem no mural de Macherie ana contra MorgaineLeFay - retirou sua mensagem do mural, supostamente tentando "reformula-la". Quando Gui percebeu, começou uma discussão com PDF, chamando-o de traidor, falso e mentiroso. João tentou explicar o que planejava, mas Gui aida sim o chamava de traidor. Com isto, PDF começou a atacar Gui. A conta que GR usava foi banida e ele desapareceu por um instante.
  • Sétima fase: GuiRaupp reapareceu com a conta Capucci Gucci em maio. O mesmo foi acusado de ser GuiRaupp. Descobriu-se a identidade por trás da conta falsa e a mesma foi banida. Voltou com a conta IWannaBeSatanOficial um tempo depois por meio da Narutopedia e foi convidado para o chat da TSW. Lá, foi ameaçado de ser uma conta falsa de Fwy, usuário da primeira wiki, e foi até banido. Por meio de rede social reclamou do banimento, e também o fez no mural de Mar99 wiki e MorgaineLeFay sobre o seu banimento, e de tão insistente, foi desbloqueado. Passou três dias categorizando e editando páginas (na maioria, categorizando). Foi descoberto, no dia 18 de maio, que IWBS era GuiRaupp por meio de uma conversa entre Ajdouble2 e ele, pelo Facebook. No mesmo momento, ele foi bloqueado. Ajdouble2 também o foi, pois já era suspeita de épocas atrás que ele ajudava GuiRaupp a esconder os fakes que criava e forjava um relacionamento falso com Nerdetty, a pedido do mesmo, o que causou a indignação de todos os usuários.
  • Oitava fase ou "Tratado de Paz": Após o banimento de IWannaBeSatanOficial, GuiRaupp fez uma proposta aos administradores. Ele criaria uma conta que seria usada na The Sims Fanon Wiki e na própria The Sims Wiki Arquivos, mas continuaria bloqueado e impossibilitado de acessar a The Sims Wiki. Após algumas discussões sobre o assunto, o tratado foi aceito, e Raupp passou a usar a conta CreusaComDown para criar simséries.
  • Nona Fase, Quebra de Tratado e Fim do Caso: No mês de junho, Saiken Uzumaki propôs um plano ousado aos administradores, com o objetivo de se livrar definitivamente de GuiRaupp. No plano, uma briga entre os burocratas seria forjada, e eventualmente, ocorreria o abandono total na Wiki. Durante este "abandono", era esperado que GuiRaupp vandalizasse o máximo possível, o que ele, de fato, fez. Logo após o abandono, um código seria usado para "bagunçar" o layout da Wiki e impossibilitar qualquer tipo de edição, provavelmente desanimando Gui e levando-o a abandonar a Wiki. Inicialmente recusando o plano, os administradores mais tarde concordaram. De forma ainda não justificada, GuiRaupp acabou descobrindo o chat, declarando que alguém havia delatado os refugiados, e que jamais acreditara na farsa. Desde então, as visitas de Raupp se tornaram cada vez menos frequentes. Atualmente, não há indicações de que GuiRaupp possa voltar.

Era Pós-GuiRaupp

A paz foi instalada na The Sims Wiki. Alguns meses depois do fim do caso, o chat - que antes era bem movimentado - e as edições cessaram, com poucas pessoas ativas. A maioria dos usuários optaram por manter conversa por Facebook ou por outros meios. Muitas tentativas foram feitas para movimentar o chat novamente.

Felizmente, os usuários estão frequentando mais o chat e as edições acontecem com maior frequência, tendo a usuária RosaMafalda17 como grande destaque.

Administração

Usuários Conhecidos

Relações com outras Wikias

Universo Ben 10

A relação entre a Universo Ben 10 e a The Sims Wiki começou ainda em 2013 durante a "Revolução Simmers 2013", quando VinhoGiles e outros usuários de lá sentiram a necessidade de alertar que o usuário Nomeado não fosse elevado a burocrata da The Sims Wiki.

Atualmente, as duas wikis são amigas e não existe nenhum problema entre ambas. Alguns usuários da TSW, tais como MorgaineLeFay e RosaMafalda17, frequentam o chat da UB10, e alguns usuários da UB10, tais como Gabriel Fernando, Entidade Sombria e BlazeX1, frequentam o chat da TSW.

Narutopédia

A relação entre a Narutopédia e a The Sims Wiki é amistosa, visto que vários usuários da wiki aparecem regularmente no chat da TSW. Alguns usuários da TSW também editam e são ativos na Narutopédia também.

Central da Comunidade

A Central da Comunidade foi regularmente contatada pela The Sims Wiki para resolução de graves problemas na wiki, como na Revolução de Outubro de 2013 e no Caso GuiRaupp.

Phineas & Ferb Wiki

...

Outras

...

Curiosidades

  • A completar

Referências

  1. Texto Original "Revolução Simmers 2013", cópia do post de blog original.
  2. A mensagem de OféliaNigma, na íntegra.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.