FANDOM


Universo Ben 10
Ub10 logo
Dados gerais
Gênero Entretenimento/TV
Fundação 21 de fevereiro de 2008
Fundador José Pedro
Link pt-br.ben10
Equipe
Burocratas BlazeX1
Ichidaisy
Zé Luiz
Administradores BlackZetsu
BlazeX1
ClockWork217
Ichidaisy
Kirito (Kirigaya Kazuto)
PentaPenguin16
Zé Luiz
Rollbackers The Black Soldier
Moderadores de chat Lasanha Má
RodrigoPlay

Universo Ben 10, também referenciado como UB10 ou Ben 10 Wiki, é uma wikia fundada em 21 de fevereiro de 2008 por José Pedro. Conta com mais de três mil páginas e cento e cinquenta usuários ativos, sendo uma das maiores comunidades existentes. Tem como burocratas Ichidaisy, BlazeX1 e Zé Luiz.

História

Criação

A wiki foi fundada em fevereiro de 2008 por José Pedro. Nessa fase, seu visual era branco e existiam poucas páginas e poucas imagens. No final do ano, José Pedro deixou de editar a wiki.

Cinzas

Com o tempo, a wiki foi bastante vandalizada por anônimos e afins. Surgiram novos usuários que realmente editavam bem, como Salada22 e um anônimo. Este anônimo registrou-se como Artuaii alguns meses após a saída de Salada, e passou a contribuir de forma a criar várias páginas e adicionar imagens.

Com o tempo, a postura controladora de Artuaii o confrontou com diversos usuários, que queriam criar artigos fanfiction ou simplesmente editar a wiki à sua própria maneira. As discussões eram cada vez mais frequentes, mas pouco a pouco Artuaii conseguia superá-las, ganhando a confiança da maioria dos usuários, que ainda eram poucos, e dos anônimos em geral, que o aclamavam por seu blog Batalha dos Aliens.

Ditadura

No final de 2010, um garoto apareceu na wiki, disposto a tomá-la. Para tal, ele engendrou um esquema que só funcionou no segundo semestre de 2011, no qual Artuaii adotaria a wiki - se tornando legitimamente Burocrata e Administrador - e em retribuição, lhe daria estes mesmos cargos. Artuaii fez tudo como o planejado, mas acabou tendo uma surpresa desagradável quando o garoto declarou ser o líder e verdadeiro fundador da wiki, que ele passou a nomear Planeta Ben 10 em homenagem à wiki inglesa de Ben 10.

Nessa época houve uma explosão de novos usuários, todos querendo saber novidades sobre a franquia e etc. O falso fundador implementou sistemas atrativos, como as Medalhas e o Chat, mas logo isso saiu de controle. Vários usuários vandalizavam para conseguir as medalhas e o chat estava um tumulto só. O falso líder várias vezes impedia os outros de falarem para dar um aviso importante e bania quem o desobedecia, demonstrando uma atitude ditatorial.

Com Artuaii cada vez mais se afastando da wiki, o ditador resolveu nomear um administrador que os sucedesse utilizando uma votação popular para tal. O escolhido foi Sharkaron (atual Periett), que perdeu seus cargos e foi bloqueado da wiki alguns dias depois por ter simplesmente editado a MediaWiki de emoticons da wiki.

Ao final do ano, o ditador percebeu que o usuário Enormossauro Supremo (agora Entidade Sombria) poderia substituir Sharkaron por suas boas edições e comportamento. A encomenda se saiu melhor do que se esperava e ES ajudou removendo muitas páginas fanfiction e ajudando os usuários com o que era possível.

Algum tempo depois um usuário chamado VinhoGiles insurgiu-se contra o falso fundador, demonstrando uns dos primeiros levantes concretos contra o ditador. Estes no entanto foram reprimidos violentamente, com VinhoGiles bloqueado e sendo considerado inimigo da wiki.

2011 tinha acabado e iniciava-se o ano de 2012. Parecia tudo estar bem, quando um misterioso usuário chamado Uhaa (mais tarde revelado ser Bending753) atacou o chat e as páginas da Phineas e Ferb Wiki, causando um tortuoso conflito agravado pela indiferença de Caio e pela agressividade de alguns outros usuários. Com esforço, Entidade Sombria e TheMatheusSoares (agora Mattildo) conseguiram costurar um acordo de paz. ES disse a um dos incitadores da briga, Hermntrix, que se ele causasse novamente problemas na PeF Wiki, seria infinitamente bloqueado do Planeta Ben 10. Nesse período, o ditador saiu e entregou a liderança para ES durante algumas semanas.

Alguns dias depois um misterioso usuário surgiu no chat com o nome de Morre-Artuaii. Ele passou a ameaçar os usuários do Planeta Ben 10 e criar várias contas fakes com o intuito de disseminar pânico e vandalizar. Aparentemente, eles eram um grupo de pessoas que odiava Artuaii e queria vê-lo sofrer destruindo uma das coisas que ele mais gostava - o Planeta Ben 10. Artuaii voltou concretamente para a wiki, explicando vagamente quem era o grupo, a esta altura chamado apenas de M-A. Depois de um acordo que envolvia uma ex-namorada de Artuaii, os ataques cessaram.

Irritado com toda essa situação, ao retornar para a wiki, o ditador enganou Artuaii e o fez remover seus cargos, indignando Entidade Sombria. As atitudes mesquinhas e ditatoriais do falso fundador enfureciam os usuários em geral. Um deles, Nanomech217 (atual ClockWork217) chegou a criar uma organização fictícia para combater Caio, com o nome de Cavaleiros Negros.

Enquanto isso, o ditador tentava fazer a wiki progredir, com a ideia dos Cashs, ignorando que sua opressão sobre os usuários era um mal que precisava ser cortado pela raiz. Ele encontrava forças em ES, na época um popular burocrata que funcionava como seu braço-direito. O falso fundador estava sem forças, já que ele fora misteriosamente bloqueado globalmente e entrava na wiki por contas alternativas que tinham o direito a administrador graças a ES.

O descontentamento com o ditador gera revoltas internas, e até Artuaii e o próprio Entidade Sombria sentem que o falso fundador está prejudicando o Planeta Ben 10 com seu jeito de cuidar do espaço. É aí que surgem os Anons, pessoas que dizem ser usuários antigos e que querem restaurar a wiki.

Seu propósito verdadeiro, no entanto, era conversar com Entidade Sombria, fazê-lo entender suas ideias e insurgir-se contra o falso fundador, o que ES faz após algum tempo refletindo. O golpe falha graças a Periett, que ajuda Caio, e descobre-se que o líder dos Anons era ninguém mais ninguém menos que VinhoGiles, do qual o ditador passa a ter um ódio irrestrito.

Irritado com seu líder e querendo colocar a wiki nos eixos, Entidade Sombria coloca VinhoGiles como Burocrata e os dois retiram o ditador de administrador e Periett de Burocrata, no famoso golpe conhecido como Revolução Anon. Os usuários apoiam a causa de Vinho e novas regras são criadas, estabelecendo uma melhor organização e mais liberdade para todos. Vinho determina que o novo fundador substituto (um título fictício para o líder da wiki) passará para ES. Artuaii, que estava ausente, retorna e ao ver a situação concorda inteiramente com a causa de Vinho.

Era de Ouro

A wiki é administrada principalmente por ES e Vinho a partir de agora, e os dois mostram uma amizade essencial para a estrutura do Planeta Ben 10.

Foi-se feito um acordo com o ditador e ele agora passou a administrar a Ben 10 Fanfiction Wiki, onde poderia continuar seus projetos. Mas a gula do ditador retorna e ele ameaça ES em maio de 2012, exigindo voltar para a wiki como burocrata em conta alternativa caso contrário faria alguma coisa com ES na vida real. Intimidado, Entidade Sombria cede e Caio, triunfante, bloqueia VinhoGiles. Sozinho, entretanto, o falso fundador é rapidamente encurralado pelos usuários e administradores restantes, que trabalhando em equipe tiram o bloqueio de Vinho e recolocam ES em seu posto original.

Alguns meses depois, em julho, o falso fundador retorna exigindo a wiki, caso contrário ele derrubaria o Ben 10 Center, blog de VinhoGiles, e efetuaria um ataque hacker em todo o site. O adolescente acredita piamente na ameaça do vilão e declara que vai deixar a wiki. ES, desolado, decide sair também e pouco a pouco os usuários saem sem perspectiva de futuro. Gabriel Malta, um dos usuários, descobre que o plano do ditador era uma mentira e que ele não estava em condições de realizar um ataque hacker aos servidores da Wikia. Ele avisa isso a ES e Vinho, que fingem cair no plano do falso fundador e o chamam para o chat, onde supostamente lhe dariam o burocrata. Lá, porém, ele é escorraçado, banido e bloqueado.

Em retaliação ao segundo ataque do ditador, ES e Vinho resolvem realizar mudanças profundas, sendo a primeira delas o Alto Conselho, um órgão formado por três pessoas que tomaria as principais decisões envolvendo a wiki, criado para agilizar decisões e deixar que esse poder fosse dividido entre três, e não deixado com apenas um para impedir problemas como o do ditador. Em seguida, a wiki muda de nome para Universo Ben 10.

Mais tarde, o M-A ataca novamente. ES e Vinho descobrem que ele criou uma seita que se fragmentou em vários grupos, que atacam furiosamente o Universo Ben 10. Entre eles estavam nomes como BWDs, Mijai, etc. Os burocratas resolvem ir até o fundo do mistério e graças a ajuda de Bruno Antenor descobrem que os M-As eram apenas uma farsa criada por Artuaii por motivos até então desconhecidos. Eles decidem afastar Artuaii permanentemente do Alto Conselho, deixando Necrofriggiano (atual Ball Weevil55) em seu lugar. Porém, eles decidem manter a farsa dos M-As perante os usuários, achando que isso seria útil caso o ditador atacasse novamente.

Mais tarde, a internet de Entidade Sombria começa a falhar e VinhoGiles toma alguns comportamentos suspeitos no chat, passando a xingar indiscriminadamente e mandar fotos pornográficas, o que caracterizaria um descumprimento das regras. A ele, seguem-se alguns usuários, enquanto outros o criticam por suas ações. Vinho muda para a conta Herotaku e começa a zoar no chat. Entidade Sombria tenta pará-lo, mas fica de mãos atadas por sua internet deficiente, e como Herotaku era o segundo usuário com mais voz na wiki, suas ações eram difíceis de serem impedidas.

No início, Herotaku passou a discutir com ES, dizendo que ele não merecia ter um título diferente dele e de Necro e acusa o terceiro burocrata de ser um cachorrinho de Entidade Sombria. Ele e ES discutem publicamente por meio de blogs de acusações, questionando um ao outro as regras, a estrutura do Alto Conselho e o comportamento de ambos. ES rompe com Herotaku e os dois param de se falar, tratando um ao outro como se fossem inimigos.

Pouco a pouco os usuários mais zoeiros convencem os demais de que a presença de Entidade Sombria era maléfica à wiki e o burocrata resolve sair. Porém, uma outra porção de usuários manifesta-se em seu favor, e ES decide ficar para não deixar ver o Universo Ben 10 cair nas mãos de um louco varrido. Ele e Herotaku só fazem as pazes - e mesmo assim, friamente - após Necrofriggiano costurar um acordo, no qual o Conselho estaria acabado, Vinho voltaria à administração e as regras seriam flexionadas.

Entretanto, uma revolta iniciada por Gabriel Malta muda o panorama da situação. O usuário decide insurgir-se contra os recentes atos loucos e agressivos de Herotaku, que não cessaram, fazendo Vinho criar um plano com seu melhor amigo, Leviny, para forjar sua saída. Mais tarde Vinho tenta voltar, mas é banido.

Era de Prata

ES fica satisfeito ao saber que Vinho saiu da wiki, mas quebrado por dentro ao perceber que perdera seu maior apoiador. Ele integra Zé Luiz ao reestruturado Alto Conselho e coloca alguns usuários importantes como administradores. Porém estes administradores agem como uma elite e causam diversos problemas a Entidade Sombria, que os repreende e os tira o cargo várias vezes, sempre recolocando-os de volta.

Quatro meses mais tarde, um vândalo chamado Blue Label ataca a wiki, e ES descobre que ele é Vinho. Os dois se encontram em um chat alternativo onde Vinho se desculpa por tudo e ES sinceramente o perdoa. Os dois fazem as pazes e um mês depois Entidade Sombria readmite Vinho como Burocrata. Os dois passam a trabalhar juntos no OmniProject, que para de funcionar alguns meses após seu lançamento por razões operacionais.

Após isso a wiki se envolve em vários conflitos em razão de alguns membros do Bonde da wiki, a chamada elite com a qual ES não conseguia lidar, serem blogueiros e estarem em conflito com outro blog. O conflito finda, mas o blogueiro que foi atacado sente-se ofendido e planta um espião na wiki, ameaçando atacá-los com uma postagem depreciativa envolvendo mais 10 blogs. ES tenta acalmá-lo e as hostilidades acabam.

Mais tarde, o Bonde cria inúmeras revoltas internas e leva a wiki quase ao caos com o evento conhecido como Levantes de Janeiro, ocorrido em janeiro de 2014. Os membros do Bonde pressionam as decisões da wiki e tentam fazer com que o Alto Conselho, que teve o nome recém-mudado para Conselho Administrativo, se dobre às suas imposições. Isso gera variadas discussões nas quais os usuários se dividem novamente. Ao final das hostilidades, Vinho cria um Manifesto onde defende o Conselho e ataca os membros do Bonde, fazendo vários usuários passarem para o seu lado e repudiarem a clara tentativa de golpe.

Os conflitos recomeçam algumas semanas depois, com um dos membros do Bonde e ES. Os dois discutem publicamente, pois o primeiro passou a falar pelas costas de Entidade Sombria e planejou derrubá-lo utilizando Zé Luiz, um dos burocratas. Cansado daquilo, ES decide sair definitivamente.

Vinho se sente mal por ver ES sair, mas nomeia Leviny como seu substituto. Os usuários fazem pressão pela liberação das obscenidades, e Vinho quase aceita, mas depois volta atrás lembrando que ES iria querer um mínimo de organização possível. Os membros do Bonde mudam o design da wiki, enfurecendo Vinho que abandona o lugar.

Era da Reforma

Os membros do Bonde assumem a wiki e a levam para o caos. Embora mestres na escrita e em códigos html, sua falta de maturidade oprime os outros usuários e faz com que a convivência na wiki seja um problema. Vinho, arrependido de ter ido embora, tenta retomar o Universo Ben 10 com um golpe, utilizando o blog Undertown como moeda de troca, mas falha.

A maioria dos membros do Bonde, chateados, vão embora, deixando o cargo de burocrata para um usuário completamente louco, que leva a wiki ao limiar do fracasso com sua postura inadequada para um burocrata.

Um novato é nomeado burocrata também, Gabriel Fernando, que ao contrário do usuário louco, reestrutura a wiki e cuida para que os usuários não a abandonem. A estratégia dá certo e dezenas de usuários novos aparecem ou retornam ao Universo Ben 10. Com a ajuda de BlazeX1, GF faz a wiki voltar a viver bons tempos, e o Alto Conselho é reestruturado. Após algumas confusões, Entidade Sombria retorna à wiki e assume o lugar de MegawX como o terceiro membro do Conselho, agora muito mais dinâmico e ativo - como propunha seu projeto original. Vinho também retorna, mas sai pouco depois por sentir que não queria mais ficar.

Era de Bronze

Após a wiki ter voltado aos eixos sob a administração de Gabriel Fernando, BlazeX1 e Entidade Sombria, os usuários investigam um caso em que desconfiam que um usuário novato, Cromático Supremo, seja o antigo baderneiro Sir Randoso. Apesar de pressionarem o usuário, é provado que Cromático e Random são pessoas diferentes, embora o primeiro abandone a wiki.

Mais tarde, vários usuários tinham suas contas desativadas, sendo eles novatos pacíficos ou vândalos. O que todos tinham em comum era o fato de terem menos de 13 anos e portanto estarem desrespeitando os termos de uso da Wikia. Quem estava por trás das denúncias era ClockWork217, que só parou após semanas de denúncias e contas desativadas.

Mais recentemente, o grupo conhecido como Levinianos retornou à wiki tentando inicialmente semear um pouco de caos com algumas provocações principalmente direcionadas ao administrador Ichidaisy. A intriga se agravou com Entidade Sombria entrando no chat e vendo seus desafetos. Após algum tempo, a maioria dos membros do Bonde saíram, a exceção de Thiago FigueiraXD, que quebrou as regras e foi banido. Ichi, ES e Blaze quiseram uma conversa franca com Thiago e o chamaram para o chat da wiki de Ichidaisy, onde vários usuários lotaram o chat na esperança de ver e participar da discussão.

Houve uma ferrenha discussão que terminou em ofensas para ambos os lados provocadas em grande parte pela rivalidade entre Thiago e ES. Ao mesmo tempo, Leviny fez algumas incursões no Universo Ben 10 utilizando contas como Sr. Coronel, e dizendo que esperava não voltar no chat nunca mais e que odiava a maioria dos presentes. Mais tarde ES escreveu um post de blog pedindo desculpas a Thiago pelas ofensas, embora o mesmo tivesse o ofendido também diversas vezes.

Administração

Usuários Conhecidos

Relações com outras wikias

Phineas e Ferb Wiki

Em geral, a relação entre o Universo Ben 10 e a PeF Wiki foi tensa e cheia de obstáculos. Em fevereiro de 2012 houve a primeira intriga, no qual um usuário chamado Uhaa753, conta alternativa de Bending753 (embora ninguém soubesse disso) vandalizou a PeF Wiki. Os usuários desta wiki foram tirar satisfação com o Burocrata e auto intitulado Líder Supremo Caio1478, que os tratou inicialmente com amizade, mas depois com desprezo aliado a usuários como Hermnitrix e RandomXD. Tal fato gerou um conflito que só foi sanado após a intervenção conjunta de Entidade Sombria (na época Enormossauro Supremo), Diego Ferrero (na época Chase Matthews) e TheMatheusSoares, o Fundador da PeF Wiki. ES e Matheus firmaram um acordo não de paz, mas de amizade.

Tempos depois, com a PeF Wiki ficando com menos usuários e Entidade Sombria saindo do Universo Ben 10, uma intriga formou-se entre Gabriel Fernando e Diovos, e isto fez as wikis afastarem-se de vez, embora nunca tivessem sido próximas de verdade. Mesmo após o retorno de ES à administração, a outra wiki ainda parece tratar o Universo Ben 10 com desconfiança e uma possível repulsa, explicada pelos eventos que se sucederam e que foram prejudiciais para ambas as wikis.

The Sims Wiki

A relação entre a TSW e o UB10 começou em um momento tenso da primeira wiki, na qual ela estava sob os efeitos da lábia do ex-ditador do UB10 Caio1478, que ameaçava fazer o mesmo na outra wiki. Ciente dos riscos, VinhoGiles decidiu avisar a todos os membros da TSW sobre o perigo que corriam, apesar de Entidade Sombria não se sentir muito à vontade por estarem agindo contra Caio fora do UB10. Os usuários da TSW perceberam o que Caio representava e retiraram o mesmo de seus cargos. Posteriormente ele foi bloqueado infinitamente nas duas wikis.

Os usuários do UB10 e da TSW se respeitam mutuamente e as wikis são amigas, não tendo problema nenhum quando usuários de uma participam de conversas e discussões na outra, como é o caso de Entidade Sombria e BlazeX1 e MorgaineLeFay e RosaMafalda17, e todos se ajudam sempre que podem. Ambas se encontram como parceiras.

Naruto Wiki

O UB10 e a Wiki Naruto tem uma relação estável e relativamente amigável, a não ser por alguns conflitos que normalmente são isolados, como o de Alice Morato e Gabriel Fernando. Os usuários de ambas as wikis transitam livremente entre elas e discutem sobre os mais variados assuntos, normalmente compartilhando ideias entre elas. Ambas se encontram como parceiras.

Narutopédia

O UB10 e a Wiki Narutopédia tem algumas relações. Em 2012, Takashimaru teve uma conversa com Entidade Sombria e quis criar uma Revolução em sua wiki, comandada por um aparente ditador conhecido como João Krauss. ES lhe deu algumas dicas, ao passo de que VinhoGiles disse que a revolução no UB10 era única e não poderia ser replicada.

Mais tarde, Takashimaru, com autorização de ES, pegou o conceito de Conselho Burocrático para usar na wiki. Ambas se encontram como parceiras.

Wiki M-A e correlacionadas

Inicialmente o UB10 e a M-A Wiki tiveram uma relação conflituosa, mas após a descoberta de que Artuaii havia feito a farsa dos M-As, houve uma certa parceria, iniciando-se por M-A Comandante ser protetor da wiki contra ameaças como Caio1478, e Caio J se tornar um M-A sob a alcunha de M-A Hyoga de Cisne. Além disso, a M-A Wiki retratava vários períodos históricos da wiki, e seus artigos foram usados por VinhoGiles como a base para a atual Ben 10 Arquivos.

Wikia PT e Wikia PT BR

Houve um pequeno contato entre os administradores desta wiki quando VinhoGiles e Entidade Sombria iniciaram o projeto Associação, com o objetivo de criar uma linha de comunicação entre todas as comunidades br, ao mesmo tempo em que não queriam que Nomeado (Caio1478) se tornasse responsável por gerir a Wikia BR. Isso se deu antes da Central da Comunidade e da chegada de Macherie Ana.

Curiosidades

  • É reconhecida como a wiki com o maior número de usuários ativos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.